
Foi realizada no dia 21 de março de 2021, com início às 15h00min, de modo remoto (vídeochamada), uma reunião extraordinária com finalidade de deliberar acerca do colapso no Hospital Regional de Colíder.
Presentes o Sr. Rubens Roberto Rosa (Prefeito de Nova Canaã do Norte), Sr. Hemerson Máximo (Prefeito de Colíder), Sr. Antonio Ferreira de Oliveira Neto (Prefeito de Itaúba), Sr. José Lair Zamoner (Prefeito de Nova Guarita), Sr. Paulinho Bortolini (Prefeito de Nova Santa Helena), Meury Cristina Sartori Bioto (Secretária Executiva).
O Presidente, auxiliado pela Secretária Executiva, iniciou os trabalhos deliberando acerca do colapso no Hospital Regional de Colíder, pontuando a necessidade do Consórcio e dos Municípios imediatamente adotarem providências conjuntas, dentro de sua competência e limitações. Na oportunidade o Presidente, reforçou que os Prefeitos Municipais diligenciaram à Cuiabá em 17/02/2021, com vistas a cobrar providências quanto ao Hospital Regional de Colíder. Na oportunidade, ficou estabelecido que o Secretário Estadual de Saúde diligenciaria à Colíder na primeira semana do mês de março, para as averiguações quanto à Saúde Regional. Outrossim, apesar da insistência dos gestores, tal visita nunca ocorrera. Em seguida, os Prefeitos de Colíder, Nova Santa Helena e Itaúba, conjuntamente enfatizaram terem tomado conhecimento da existência de salas/alas subutilizadas no Hospital Regional de Colíder, especialmente no setor de ortopedia/obstetrícia. Diante do exposto, o Sr. José Lair Zamoner, Prefeito de Nova Guarita, sugeriu a realização de visita técnica dos Prefeitos Municipais e Secretários de Saúde junto às instalações do Hospital Regional de Colíder, e que adotassem providências e levassem tal situação ao conhecimento da população. Na oportunidade, o Presidente enfatizou a necessidade de se fazerem presentes a Diretora Geral e Diretor Técnico do HRCol, para acompanhar a vista técnica e prestar esclarecimentos.
Em seguida, conjuntamente os Prefeitos Municipais sugeriram que o recurso recebido pelo Fundo Estadual de Saúde (PAICI/2018), como Incentivo financeiro estadual para custeio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, depositado no dia 17/03/2021, no valor total de R$ 250.781,52 (duzentos e cinquenta mil reais, setecentos e oitenta e um reais e cinquenta e dois centavos), fossem destinados ao Hospital Regional de Colíder, para enfrentamento da pandemia, especialmente para adquirir insumos, equipamentos, medicamentos ou implantação de nova ala, caso haja a aprovação por parte do Estado.
No dia 22 de março de 2021 junto à Sra. Miriam Moreira, Diretora Geral do HRCol. e Dr. Eduardo Ono, Diretor Técnico do HRCol., com início às 08h10min, na Sala da Coordenação do Hospital Regional de Colíder, realizou-se a visita com a finalidade de providências urgentes quanto ao enfrentamento do COVID-19. Presentes o Sr. Rubens Roberto Rosa (Prefeito de Nova Canaã do Norte), Sr. Hemerson Máximo (Prefeito de Colíder), Sr. Antonio Ferreira de Oliveira Neto (Prefeito de Itaúba), Sr. José Lair Zamoner (Prefeito de Nova Guarita), Meury Cristina Sartori Bioto (Secretária Executiva), Tales Sales (Assessor Jurídico), Ana Paula Tomim (Secretária de Saúde de Itauba), Dieme Fogo (Secretária de Saúde de Nova Santa Helena), Tatiane Bulgarelli (Secretária de Saúde de Marcelândia).
Iniciada a Reunião, os Prefeitos Municipais cobraram providências dos Diretores do HRCol, especialmente quanto ao colapso na saúde regional. Oportunamente, os Prefeitos Municipais informaram que receberam do Fundo Estadual de Saúde, (ref. PAICI/2018), no dia 17/03/2021 a quantia de R$ 250.781,52 (duzentos e cinquenta mil reais, setecentos e oitenta e um reais e cinquenta e dois centavos), e, na oportunidade colocaram os referidos valores à disposição do combate à pandemia, especialmente para adquirir insumos, equipamentos, medicamentos ou implantação de nova ala ou até auxiliar na implantação de hospital de campanha, caso haja a aprovação por parte do Estado. Na oportunidade, os Prefeitos Municipais inclusive colocaram à disposição para celebrar Termos Cooperação, com medidas destinadas ao combate da pandemia. Entre as sugestões apresentadas aos Diretores do HRCOL, fora proposto: 1) A transferência dos Procedimentos Cirúrgicos de Cesárias para o Hospital Municipal de Itaúba, destinando a referida ala do Hospital Regional para Leitos do COVID-19; 2) A transferência dos Procedimentos Cirúrgicos de Cesárias para os Hospitais Particulares, com cada município arcando com as despesas de seus munícipes; 3) Readequação de salas/alas do Hospital Regional, com destinação ao COVID-19; 4) Criação/implantação de hospital de campanha anexo ao HRCol; 5) Destinação de recursos municipais para custear despesas com contratação de profissionais e insumos para o enfrentamento do COVID-19. Por fim, na oportunidade ficou estabelecido que a Sra. Miriam Moreira, Diretora Geral do HRCol., encaminharia as propostas com a máxima urgência à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para posterior decisão quanto ao sugerido. Na oportunidade, o Dr. Eduardo Ono, Diretor Técnico do HRCol, reforçou aos Prefeitos quanto ao Protocolo de Tratamento Precoce do COVID-19, visto que na prática tem mostrado resultado eficiente, sugerindo também, que os Municípios readéquem as estruturas/protocolos de remanejamento de pacientes para o HRCol, para fins de não sobrecarregar ainda mais as estruturas já colapsadas. Por fim, os presentes diligenciaram as instalações da nova ala, em fase de edificação.